segunda-feira, 10 de março de 2014


Dia Internacional da mulher e a industria.
A presença da mulher no mercado de trabalho tem se solidificado nas últimas décadas, fato que vem associado ao progresso tecnológico, à evolução da medicina, ao controle de natalidade e, principalmente, à luta das mulheres por sua igualdade e autonomia. Entretanto, mesmo com muitos avanços no sentido da igualdade entre os sexos, o machismo ainda predomina em nossa sociedade, mesmo que de forma sutil, inclusive no mercado de trabalho.
Desde o ano de 1975, 8 de março é consagrado como Dia Internacional da Mulher. Há controvérsia entre os historiadores quanto a verdadeira origem desse dia. Para uns a data remete ao ano de 1857 quando operárias de uma indústria têxtil, na cidade de Nova York, entraram em greve, ocuparam o local de trabalho e fizeram reivindicações como redução do horário de trabalho e equiparação salarial, pois as mulheres tinham salários inferiores aos dos homens. As mulheres/operárias foram trancadas dentro da indústria e, sem possibilidades de saírem do local, cerca de 130 mulheres, morreram sufocadas e queimadas pelo fogo intencional ateado pelos patrões. Para outros a origem da data é bem anterior. 
O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos.
Uma manifestação em favor da igualdade reuniu cerca de 1500 mulheres. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto, no qual se reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York que desencadeou uma longa greve que fechou quase 500 fábricas americanas.
Na II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, no ano de 1910, foi aprovada uma resolução para a criação de uma data anual para comemorar os direitos da mulher tendo como objetivo honrar as lutas femininas e obter condições de implantar o direito a voto. Diversos protestos ocorreram com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e no dia 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), numa manifestação, que reuniu cerca de 90 mil operárias, contra Czar Nicolau II, em razão das más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra, em um protesto conhecido como ‘Pão e Paz’, a data consagrou-se, embora, somente no ano de 1921 foi oficializada como Dia Internacional da Mulher.
A ONU, no ano de 1945, assinou o primeiro acordo internacional garantindo princípios de igualdade entre mulheres e homens. Com a força dos movimentos feminista, oficialmente, no ano de 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977, o dia 08 de março, foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.
Hoje o Brasil tem mais mulheres que homens. Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. E, para se ter uma idéia, já são responsáveis por 24,9% dos domicílios brasileiros.
Nesse contexto, este 08 de março, Dia Internacional da Mulher, deve ser comemorado em nosso país em face às várias conquistas das mulheres na busca por sua autonomia e reconhecimento no trabalho. 
 
fonte :http://www.fgm.ind.br/site/ver_noticia.php?id=1438&lng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário